A intenção do estudo de caso é demonstrar o resultado preliminar de um novo modelo.
Material: polipropileno
carga máxima suportável 50 kg
Altura : 22 cm
Largura: 30 cm
A figura apresenta o modelo inicial:

A figura mostra o resultado do estudo de Otimização topológica no Fusion 360 com o objetivo principal de redução massa.

A figura mostra o modelo exportado como malha e o resultado final do modelo solido retrabalhado.

Como tentativa para nova redução do peso, o modelo foi submetido a um novo estudo de otimização topológica e a figura mostra o resultado indicando a possibilidade de retirar material no assento.

A figura mostra o banco com o assento retrabalhado e massa = 1.05 g.

Para complementar o estudo, o modelo foi submetido a análise de elementos finitos para verificar fator de segurança, deformação e tensão.
Os resultados indicam que o modelo
A análise de deformação, indica que as deformações sofridas na peça devido a aplicação da carga em que o valor do deslocamento máximo é 0,05 mm representado na região de cor vermelha na peça, as deformações consideradas praticamente nulas são representadas em regiões em azul escuro.
O fator de segurança igual a 15 , indica que o modelo está superdimensionado e propício para um novo estudo.

Conclusão:
